domingo, 20 de dezembro de 2009

No sertão Nordestino...


Ao som de música ...

Muitas vezes, você percorre muitos quilômetros para se posicionar de forma especifica e tomar rumos diferentes mediante suas opiniões formadas, com relação a situações ou algo abstrato.

No momento estou vivendo em João Pessoa, cidade que me proporcionou a viajar nas primícias do forró de uma forma singular e mudar minha visão dilaceradamente acerca dos rumos que foram tomados a música regional, por conta da vulgaridade e a nudez, até mesmo a perda do foco regionalista.

Através de uma das maiores e mais deliciosas vozes que tenho prazer em ouvir, conheci e tive curiosidade em aprender um pouco do xaxado e do baião, Elba Ramalho se destaca lá atrás nos anos anteriores por mostrar ao país inteiro que no meio do sertão nordestino há cultivo daquilo que hoje e sempre tivemos prazer em apreciar a arte seja ela como for expressada.

Aqui conheci a fundo os trabalhos de Luiz gonzaga, Jackson do Pandeiro, a própria Elba, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e tantos outros que carregaram e levam essa vertente bole-bole nordestina e apresentam ao restante do país que a força da música no sertão e os movimentos realizados: como a festa de são joão, podem ser tão gigantescos e significatos pra cultura nacional como qualquer outra apresentada em maiores dimensões.

A eterna disputa, onde fica a capital do forró? qual é a maior festa do forró Campina Grande ou Caruaru? Tenho minhas preferências (rsrsrs), bom gente essa é minha homenagem a esses arredores que tanto me fascinam a três anos e me trazem muita alegria nos períodos juninos, a festa se aproxima mais um ano, e quem puder conferir a arte musical dos gênios que ainda existem é só ficar plugado na rede logo logo passo pra vocês detalhes da festa em Campina Grande.... vida longa aos Severinos do sertão...





Nenhum comentário: